Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alerta para o perigo de consumir verduras que possam estar contaminadas

Bactéria misteriosa mata duas pessoas e contamina outras 214 na Alemanha

POR CHRISTINA NASCIMENTO
Berlim (Alemanha) - Um surto provocado por uma bactéria, provavelmente da família Escherichia coli, provocou a morte de duas pessoas e já contaminou pelo menos outras 214 deixando os alemães em estado de alerta. O problema causado pela bactéria é notícia nos mais importantes jornais do país nesta quinta-feira, que alertam para o perigo de consumir verduras que possam estar contaminadas.
Foto: Cristina Nascimento / Agência O Dia
Restaurante em Berlim: a presença da nova bactéria já está mudando o cardápio dos estabelecimentos | Foto: Christina Nascimento / Agência O Dia
As vítimas da chamada síndrome hemolítico-urêmica (SHU) estão principalmente na Região Norte da Alemanha (Hamburgo, Baixa Saxônia e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental). Todas as pessoas infectadas comeram ou tiveram contato com tomate fresco, pepino verde e alface. A doenca, que provoca sangramento intestinal, tem atingido em sua maioria adultos, sendo que mais de dois terços dos pacientes são mulheres. Os médicos já demonstraram preocupação, já que os antibióticos não têm surtido efeito - nem mesmo a penicilina está respondendo ao tratamento.

O Instituto Federal Robert Koch, em Berlim, responsável pela informação sobre saúde e epidemiologia no país, recomendou que a população sempre lave bem produtos frescos e sobretudo não comer verduras do norte da Alemanha.O medo da doença já fez com que alguns restaurantes da cidade tirassem do cardápio esses alimentos.

A mudanca no cardápio deve atingir boa parte da população que mora na capital, já que a cidade tem tradição em restaurantes vegetarianos.

"Estou bem receosa. Ontem mesmo deixei de comer salada. O problema é que na embalagem dos produtos não aparece a procedência. Como vou saber que estou comendo algo que vem do Norte?", questiona a assessora de imprensa para assuntos culturais, Sabine, de 33 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário