Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PROJETO “MÃOS LIMPAS SÃO MÃOS MAIS SEGURAS"

A higienização das mãos é uma medida básica para reduzir as infecções relacionadas a assistência a saúde. Embora a ação seja simples, a não-observância entre os profissionais de saúde é um problema em todo o mundo.

O primeiro Desafio Global de Segurança do Paciente proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) está focado na higienização das mãos. Essa proposta tem como lema “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”, e conta com o comprometimento de vários países do mundo, com a inclusão do Brasil em 2007.

Diretrizes da OMS foram desenvolvidas para encorajar os profissionais de saúde a higienizar as mãos no momento certo, através da implantação de uma estratégia multimodal. O objetivo desta estratégia é reduzir a disseminação de microrganismos, e como consequência, reduzir as infecções relacionadas á assistência à saúde consideradas preveníveis.

Reconhecendo a importância desta estratégia o Centro de Vigilância Epidemiológica por meio da Divisão de Infecção Hospitalar lançou o Projeto: “Mãos limpas são mãos mais seguras” no VIII Simpósio Estadual de Infecção Hospitalar no dia 19 de maio .



O Projeto consiste na implantação da estratégia multimodal da OMS adaptada para o estado de São Paulo e tem como público alvo todas as unidades hospitalares, independentemente do número de leitos ou complexidade.



A adesão ao projeto é voluntária e o hospital deverá implantar os componentes propostos, em no mínimo uma unidade do hospital.



Todas as informações para adesão e implantação do projeto serão repassadas para um representante do hospital (preferentemente um profissional da CCIH), em capacitação a ser realizada pelo grupo Interinstitucional de trabalho. As capacitações serão realizadas nas regionais de saúde com início no mês de agosto de 2011.



O convite para participação com maiores informações sobre local e data do evento será enviado por e-mail através das vigilâncias epidemiológicas municipais e regionais.



Novas informações serão adicionadas nesta página de acordo com o andamento do projeto.



SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE !!

e-mail para contato: projetohm.sp@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário